Por que os Arquivos vêm “Empacotados” em formato .ZIP ou .RAR
- Isso possibilita reunir diversos arquivos digitais em um único “pacote” de arquivos, ou seja, você pode baixar dezenas de arquivos de uma só vez em um único arquivo “empacotado”.
- Os arquivos “empacotados” são “compactados”, ou seja, durante o processo de “empacotamento” os arquivos passam por um algoritmo “compressor” que consegue reduzir o seu tamanho. Dependendo do tipo de arquivo que está sendo “empacotado” pode haver uma redução de até 90% em seu tamanho.
Como Instalar o Programa WinRAR
Se você fez o download de um arquivo com extensão .ZIP ou .RAR, será necessário “extrair” o conteúdo desse arquivo antes de poder usá-lo. Para isso você precisa de um programa (software) criado para essa finalidade. Eu recomendo o programa WinRAR que pode ser usado gratuitamente. Para baixar e instalar o WinRAR, acesse este endeço:WinRAR em Português do Brasil
Como Extrair os Arquivos de um Pacote .ZIP ou .RAR
Depois de ter instalado o programa WinRAR, você poderá “extrair” facilmente os arquivos “empacotados” em formato .ZIP ou .RAR que você baixar da Internet. O modo mais fácil de fazer isso é o seguinte:- Abra o programa Windows Explorer. (No Windows XP você clica no botão “Iniciar”, depois em “Programas” – “Acessórios” – “Windows Explorer”.
- Localize a pasta onde se encontra o arquivo .ZIP ou .RAR que você baixou da Internet.
- Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo .ZIP ou .RAR e, no menu suspenso, selecione “Extrair Aqui”. O programa WinRAR será aberto e fará a extração de todos os arquivos que estão dentro do arquivo .ZIP ou .RAR, colocando esses arquivos na mesma pasta onde estava o arquivo original (.ZIP ou .RAR). Repare que os arquivos empacotados podem estar organizados em uma estrutura de pastas. Se esse for o caso, após a extração, os arquivos serão disponibilizados na mesma estrutura de pastas em que foram “empacotados”. A estrutura de pastas será criada a partir da pasta onde estava o seu arquivo original .ZIP ou .RAR.